domingo, 19 de junho de 2011

Food and Tips # 1 - Batatas Recheadas com Queijo Chèvre e Nozes

    Se há coisa que não tenha muita paciência é para cozinhar. Quando estou sozinha meto uma pizza ou uma lasanha no forno e está a andar! Mas quando cozinho para outras pessoas é outra coisa. Especialmente quando cozinho para o meu namorado.
     Por isso gosto de estar a par de receitas e "papo" todos (e quando digo todos, é TODOS) os programas de culinária. Sejam eles Hell's Kitchen (que até pelo Youtube sigo), Master Chef, Top Chef, No Reservations (adoro!), o canal Food Network (a  propósito vão lá que tem receitas maravilhosas), onde vejo o Unwrapped, o Guy's Big Bite, o Food Network Challenge, e por aí além...Lol.
    Outra coisa que faço é coleccionar livros de culinária e recortar receitas das revistas de moda.. Geralmente são fáceis de preparar e muito saborosas. Já tentei algumas. Aqui fica a primeira que fiz e com algumas modificações que vos sugiro:


Batatas Recheadas com Queijo Chèvre e Nozes

Para 6 Pessoas:

6 batatas para cozer / 1 queijjo de cabra (Chèvre) / 75g de miolo de noz / 50g de corintos / Sal e pimenta
 
A minha adaptação:
6 batatas para cozer / 1 queijo de cabra (compro do lidl) / Maionese
 
Preparação: 20 minutos
Cozedura: 45 minutos
 
Lave e seque cuidadosamente as batatas.
Corte-lhes o chapéu e esvazie-as delicadamente, sem as estragar.
(esta parte é a mais complicada. Depois de cortar a ponta da batata, dito "chapéu", faço um X com uma faca e rodo-a com cuidado de forma a tirar o maximo de miolo possível. O resto tiro com a ajuda de uma colher, de preferência, de café. A ideia é tirar o miolo para depois encher o vazio com queijo e sem partir a batata).
Aqueça o forno a 150ºC.

De seguida vão a cozer.
Quando estiverem prontas espalhe generosamente a maionese nas "paredes" da batata, e insira o queijo de cabra no interior. (Outra forma de o fazerem pode ser picando o miolo que retiraram da batata juntamente com o queijo de cabra; Ou também com o miolo de noz triturado e os corintos, reservando antes uma colher destes). Pode temperar com sal e pimenta. Recheie as batatas com este preparado.
Coloque as batatas numa travessa de forno. 45min aprox.
Sirva à saída do forno com uma salada mesclada, temperado com óleo de noz.
 
A minha versão normalmente serve de acompanhamento de bifes, ou de perú ou com molhos, como de soja.
 
Mas podem fazer de outras maneiras:
 
 





Enjoy!!

Sem comentários: